Aline Domingues
Trocar Paris por Portugal parece pouco provável. Trocar Paris por um local recôndito em Portugal ainda menos. É deste modo que surge o projecto Menina d`Uva. Em 2017, Aline Domingues, licenciada em biologia molecular, iniciou o seu projecto em nome próprio, trocando Paris pela aldeia dos pais, Uva, Região de Trás-os-Montes, Sub – Região do Planalto Mirandês.
O ponto de partida deste projecto são 10 parcelas de vinhas velhas semi-abandonadas (3 ha no total), a 550 m de altitude em solos de xisto ou argila. A viticultura é feita sem recurso a compostos de síntese, cuidando extremosamente do solo, de forma a devolver-lhe vida, após anos de negligência. As uvas são fermentadas com leveduras indígenas e pisa a pé, sem controlo de temperatura ou aditivos. O objectivo era fazer vinhos de terroir e de pormenor, o resultado é uma enorme partilha do património vitícola da região transmontana com vinhos vivos, descomprometidos e elegantes.
Quanto ao ponto de chegada, ninguém sabe e ainda bem, mas com certeza passa por adquirir mais terrenos e aumentar a produção, de forma a produzir mais de 10.000 garrafas/ano.